top of page
Buscar

Desfecho: Encerramento de um processo

Dizer adeus não é fácil, mas chega um momento em que é preciso...


Mas dizer adeus é também se desapegar do que já está perdido ou do que já não vale a pena, e entender que é hora de começar uma nova fase na vida.


Aceitar o fim e dizer adeus pode ser uma espécie de ritual de libertação. A tristeza de perder algo em que se acreditava pode ser grande. Mas o alívio de se ver livre de dúvidas e incertezas e saber exatamente qual é o ponto real da situação é fundamental para reequilibrar as emoções.



"...Aí, reencontramos como imagem o duplo processo de compreensão que marca o vigor do desfecho. Este é o momento em que podemos comemorar uma tristeza em silêncio. O silêncio e a obscuridade são, na imagem, o silêncio e a obscuridade da terra com as raízes penetrando lenta e profundamente. Este penetrar na obscuridade da terra, compreendemos em alguns momentos como sendo o concreto.

As expressões de nosso cotidiano “pôr o pé no chão”, “estar com os pés na terra”, significam esse enraizar-se de alguma forma. “No chão”, à primeira vista, estão todas as sujeiras, os detritos e coisas em decomposição. Mas, para as raízes, tudo isto significa a origem da vida. Na nossa vida também há ocasiões em que nos é pedido para mergulhar no solo, como as raízes na obscuridade, na presença do silêncio, na proximidade daquilo que pode se oferecer como o passado, o detrito, o que já morreu. O movimento de enterrar profundamente as raízes possibilita alcançar a seiva, o pulsar da vida, e o equilíbrio.

Ah! O equilíbrio que é uma coisa tão procurada por nós, pessoal e profissionalmente. É o equilíbrio que vai permitir que a grande copa da árvore não desestabilize o estreito tronco sobre o qual ela se apóia. Não fossem as raízes, nenhuma grande árvore permaneceria em pé. São as raízes que dão o equilíbrio.

Perceber este movimento, que faz com que todas as coisas passem mas não se nadifiquem ou desapareçam, nos permite juntá-las na forma de uma história presente em cada momento para cada um de nós.


Psicóloga Cyntia Regina de Oliveira Yamauchi

Crp: 06/131198

Referência: POMPÉIA, J.A. Desfecho: Encerramento do um processo. Palestra proferida na Faculdade de Psicologia da Universidade Católica de Santos, 1990.

 
 
 

Comments


Edifício Square Office
Praça Leonor Barros de Camargo, 42 sala 64 Jardim Pau Preto Indaiatuba / SP - Cep: 13330-190
Email: contato@psicologacyntia.com   WhatsApp: 55(19) 9.8248-1055
InterSer - Cyntia Yamauchi EI - CNPJ 46.388.144/001-68
bottom of page